segunda-feira, 2 de março de 2009

Rápidas 01 - New York Times

ENERGIA VERDE - PRODUÇÃO EM QUEDA
A crise chegou para todos, inclusive no setor verde. Mesmo com a promessa de Obama para incremento incentivo às energias green, sente-se uma retração nas indústrias que produzem energias alternativas.
As fábricas de turbinas e painéis solares estão prevendo retrações de 30% a 50% neste ano. Algumas que há dois anos atrás não tinham condições de fazer mais pedidos devido a alta demanda, estão com grande oferta de produtos e facilidades de entrega.
Um bom ponto nisso tudo é que os preços estão reduzindo bastante e tornando-se mais acessíveis. Para os painéis solares, que atinge principalmente o consumidor residencial, seu valor caiu em 25% em seis meses e pode diminuir ainda mais 10% neste ano, segundo o presidente da Associação das Indústrias de Energia Solar dos EUA.
Para recuperar o crescimento neste tipo de produção, seria necessário uma intervenção maior dos programas de incentivo do governo, o que pode fazer com que se estimule novamente o uso destes materiais.

RADICAL - ELIMINE A SUA GELADEIRA
Alguns ativistas verdes estão incentivando a reduzir não somente o gasto geral em energia, descartes, etc, mas também que as pessoas eliminem os refrigeradores de suas casas. Alguns já descartaram o eletrodoméstico e estão usando pequenos freezers e isopores na cozinha para diminuir a sua pegada de carbono. Apesar das justificativas, muitos ambientalistas vêem este movimento como desnecessário e radical demais. Conforme Marty O ´Gorman, VP da Frigidaire, uma geladeira certificada pelo selo americano "Energy Star" de meio metro cúbico, consome 380 quilowatts ao ano, menos que uma secadora de roupas comum.
O que pode-se fazer é reduzir um pouco o termostato de acordo com a quantidade de alimentos guardados. Um bom planejamento tb evita geladeiras cheias demais e desperdícios.
Certifique-se que a rede elétrica está adequada a carga da geladeira, que ela não está trabalhando com temperatura abaixo do necessário e se for viajar, desligue ou deixe no mínimo. Isso ja ajuda e não precisaremos dispensar a água ou cervejinha geladas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário