sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Casa de papel



Uma excelente iniciativa dos alunos de arquitetura da escola Bauhaus, foi a criação de uma casa de papel. A "The Universal World House" é executada com painéis fabricados pela empresa suíça The Wall AG, que detém a patente do material usado.


A estrutura é composta de papel reciclado (de jornais e papelão), agregado de resina e celulose e feita em formato de favos de mel. Esta forma é similar a usada em construções de aviões e outros produtos em que peso leve e resistência são fundamentais.


As casas foram desenvolvidas principalmente com intenção de ajudar em casos de desabrigados, refugiados e sem teto. Ela mede 36m2, com dois quartos, cozinha e varanda e pode ter inclusive um volume extra para banheiro (adicional).


O preço fica em torno de U$ 5.000,00; Na verdade, para os reais necessitados é bastante, mas alguns governos, como na Nigéria, já implementaram-se 2.400 unidades. As casas foram testadas também na América Latina e aprovadas pelos usuários. Para se ter uma idéia, no furação Ike, que assolou a costa do Texas nos Estados Unidos, foi cogitada a compra de trailers para abrigar as pessoas com custo de U$ 20.000,00 cada. Com o mesmo valor, pode-se ter quatro destas habitações.


Com certeza é uma forma criativa e rápida de solucionar um abrigo de emergência.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário