quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Um posto de gasolina "verde".... Contraditório?

Um posto de abastecimento que se propõem "green". Parece um tanto contraditório que um local de venda de gasolina tenha uma caráter mais sustentável, mas isso existe na terra onde mais se consome combustíveis fósseis no planeta.

Em Los Angeles, um posto com arquitetura super high tech, tem elementos de composição do seu prédio bem menos agressivos ambientalmente que o seu carro chefe de vendas.

Segundo a BP, marca da revenda de combustíveis, não se trata de somente um protótipo da "estação de abastecimento do futuro", mas sim um posto para que a vida de hoje seja um pouco melhor, um laboratório de idéias para outros estabelecimentos do gênero eonde as pessoas possam trazer e difundir algumas idéias novas.
Parecem ter boa intenção, mas que o posto ganhou clientes e curiosos com esta inovação, ganhou.

Eles utilizam alguns elementos green, como cobertura verde, iluminação super eficiente e com baixo consumo, materiais de construção reciclados e ou sustentáveis.

Tem até um sistema de filtragem que drena quaisquer gotas de gasolina que pingarem para fora no solo, antes de serem direcionadas para o sistema fluvial.
O projeto parece meio exagerado, mas ganhou vários prêmios e foi eleito como um dos postos de gasolina mais bonitos (questão de gosto pessoal, não?).

Ah! Eles tiveram umas idéias de comunicação visuais ótimas nas bombas. Ao invés das nomenclaturas comuns de "super", "master", "top", dizem: "boa", "melhor" e "ótima"... Mais uma maneira de aproximar as pessoas do produto.
Alguns postos já introduziram novos combustíveis e usam estes elementos como diferencial.
Ainda que seu produto base seja questionável, enquanto for necessário abastecer, melhor que seja desta forma, ao menos vai-se conscientizando o público. Mais um bom papel para a arquitetura como base de educação e informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário