sexta-feira, 27 de março de 2009

Água - Capítulo 05: Como reaproveitar?

Além de usar pouco, o ideal é reusar a água já consumida.


Existem várias formas criativas, desde a captação das águas das chuvas, captação da água do telhado, reúso de águas provenientes de máquinas de lavar, torneiras, entre outros.
Para vários fins, a água da torneira, tratada não é absolutamente necessária. Para lavar uma calçada, molhar as plantas e dar descarga no vaso sanitário, pode-se usar uma água coletada e posteriormente filtrada para retirar impurezas e materiais sólidos ou mesmo o tratamento de uma água já utilizada.


Para coleta de água da chuva, temos os seguintes sistemas como exemplo:


- Telhados Verdes: são forrações vegetais, plantadas em cima das coberturas que fazem com que a água da chuva seja captada pelos dispositivos onde estas plantas se encontram e posteriormente podem ser direcionadas diretamente a um duto e uso. Alguns destes sistemas de telhados verdes já fazem a filtragem diretamente no próprio dispositivo, outros necessitam de filtros. Mas em todos os casos, é uma das alternativas mais apropriadas para redução de calor, tanto internamente como na temperatura geral das cidades, proporcionam uma vida e colorido novo ao skyline das cidades e garantem este função de captação da água. Depois é só usar para molhar o jardim, depositar numa cisterna apropriada para fins de uso que não sejam para consumo potável.Componentes do Telhado Verde de Sistema Alveolar:



1- Membrana Ecotelhado anti-raízes (preta 200 micras); 2- Membrana Alveolar Ecotelhado (2 cm) - drenagem e retenção de água; 3- Membrana Filtrante Ecotelhado; 4- Módulo Ecotelhado (8 cm) - evita erosão, a compactação e aeração; 5- Substrato Leve Ecotelhado (1 cm ou mais).


Telhado Verde Instalado no Teatro São Pedro - Porto Alegre - RS


Para ver mais: http://www.ecotelhado.com.br/

- Captação pelas telhas e calhas: a água pode ser direcionada a caixas d´água específicas para este fim, se forem coletadas em telhados. No entanto, alguns tipos de telhas podem ser toxicas (como o amianto). A limpeza constante do telhado, calhas e dutos deve ser imprescindível. Além disso, colocam-se filtros para retiradas das impurezas. É importante dimensionar estes reservatórios para a capacidade de chuvas na região, contar com sistemas hidráulicos, como ladrão, e um sistema alterantivo para épocas de secas.Fonte: http://www.casa.com.br/

Investimentos:
Se fizerem parte do planejamento e budget da obra, pode ficar acessível e bem viável. Os resultados podem ser trabalhados esteticamente e além disso, a constribuição para todos é enorme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário