quarta-feira, 18 de março de 2009

Luzes!

Um dos fatores que mais entram na pauta de uma construção sustentável é com certeza a energia consumida. Os prédios hoje consomem 30% do total de energia produzida e 60% da parcela de energia elétrica. O consumo global de energia anual tem uma perspectiva de aumentar até a década de 2030 em 62%. Atualmente está na faixa de 500 quadrilhões de BTU´s. Para se ter uma idéia, na década de 80 este valor estava em menos de 300... Andamos rápido, consumimos mais rápido ainda e as fontes não são infinitas.
E deste total de energia, dividida entre equipamentos, máquinas, utilitários, aquecedores, boa parte é proveniente da iluminação (em torno de 34%).

Como arquiteta, sei o quanto é importante e até mesmo fundamental o uso da luz, ou seja, um adequado projeto de luminotécnica como aliado a uma boa qualidade da arquitetura. Além de colaborar com itens básicos das nossas atividades como iluminação e segurança, a luz destaca, valoriza e mostra ao mundo um bom projeto (ou não!). Existem milhares de bons exemplos de como a luz incrementa um projeto. Basta ver a nova Ponte Octavio Frias de Oliveira em São Paulo, um museu com destaques adequados nas obras e até mesmo o abajourzinho ao lado da cama para lermos à noite, é aconchegante, não?


Não temos que abrir mão das "facilidades da vida moderna", nem deixar de fruir o belo para vivermos de forma mais sustentável, menos agressiva com o ambiente. Felizmente existem algumas alternativas que podem ajudar e diminuir um pouquinho esta contribuição.

Cada vez mais os fabricantes de lâmpadas, produtores de luminárias e designers especializados na área estão desenvolvendo produtos e até mesmo novas experiências relacionadas à iluminação que consomem menos e com excelente qualidade visual. Não precisamos mais usar somente as fluorescentes tubulares com aquela luz fria e branca, que deixa todos com aspecto pálido e sem graça. Além disso, em termos de sustentabilidade, não é somente a potência nominal da lâmpada que entra na conta, mas também como é a eficiência da luminária em que ela está inserida, qual o seu ângulo de incidência, se ela está posicionada de forma que provoca poluição visual, se emite raios UV e por aí vai. Por isso, vale a pena entrar em contato com profissionais especializados, para ver se o produto é de qualidade e se vai realmente durar tudo aquilo que promete.



Os LED´s (Diodo Emissor de Luz em inglês) são uma boa alternativa econômica para iluminação pontual, balizadora, de efeitos de "wall wash" (banho de luz na parede ou superfície vertical) e hoje até mesmo iluminação ambiente geral. Seu consumo fica em torno de 1W a 4W para a maior parte das lâmpadas de uso interno e hoje já vem com spots especiais, cores diferentes e sistemas de iluminação que fazem os LEDs terem infinitas combinações de tons e nuances. A Philips tem vários tipos de aplicação, sendo que um é o novo "Living Colors" (versão normal e "mini"), para decoração. Ele possui quatro diodos (dois vermelhos, um azul e um verde) e com isso o fabricante diz ser possível chegar num total de 16 milhões de cores diferentes e com durabilidade de 8 a 10 anos. Para ambientação interna, bem legal mesmo. Caro ainda, mas quem sabe diminui com o tempo?

Outro produto que achei com excelentes opções de aplicação é o Spot LED, que pode ser com um ou dois diodos, com base fixa ou móvel, podendo ser embutido no forro, de sobrepor ou até mesmo de parede (arandela). Cada um consome 4W e tem três opções de cores, dois tons de branco e um azul. Sua vida útil é de 50.000 horas (uma dicróica tem aproximadamente 2000 a 4000 horas úteis de uso) e já vem com o transformador incluído (50-60Hz).

Living Colors da Philips

Uma empresa aqui de São Paulo que desenvolve luminárias, a Clear, tem um pequeno balizador de LED que consome somente 1W e pode ser usado em escadas, corredores e dormitórios como luz auxiliar. Boa opção para quem tem filhos pequenos, por exemplo e precisa deixar aquela "luzinha acesa" durante a noite, sem medo de desperdiçar e gastar tanto. O design é bem moderno e clean, fácil de compor no ambiente.

LED Balizador da Clear

Solução para pequenos locais e bancadas, mas sem trabalho visual, com uso de computador por exemplo: a "DOT-it" da fabricante Osram, que pode ser aplicada com facilidade em qualquer superfície. Sugeri para minha mãe testar acima da bancada de trabalho e foi preciso três unidades para dar uma iluminação adequada (sem trabalho em papel, somente leitura da tela com algum conforto). A vantagem é que dispensa instalação e é uma solução rápida.


Já para a iluminação geral, existem hoje mais opções de lâmpadas fluorescentes que fogem dos tubos, ou até mesmo do padrão compacta (aquela que a maioria ainda coloca nas luminárias comuns embutidas antigas, feitas para lâmpadas incandescentes e fica aquele penduradinho saindo para fora, nada elegante, apesar de ser bem mais racional em termos de economia). Boas opções para aplicação residencial: a Mini Twister (de 15W a 42W) da Phlips e a DULUXSTAR Mini TWIST T2 (6W, 9W e 12W) da Osram são bons exemplos. As cores ainda ficam na opção branca e amarela, mas com boa durabilidade (em média de 6000 a 8000 horas dependendo do modelo). Para se ter uma idéia de equivalência, uma fluorescente de 15W equivale a uma incandescente de 75W e a de 42W a uma de 160W e economia de até 80% em relação às lâmpadas comuns. Ambas são boas para iluminação de áreas de trabalho, leitura, cozinhas.

Luminárias "Twist", da Phlips e Osram



O assunto é vasto... Mas algumas coisas já estão com fácil alcance. Bom dar uma olhada nos sites;
http://www.osram.com.br/
http://www.luz.philips.com/

Clear Iluminação – (11) 3975 4896 / (11) 3978 8549 ou (11) 8474 8137

Imagens dos sites dos fabricantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário