quinta-feira, 5 de março de 2009

Tendências: Small Homes

Um movimento que cada vez ganha maior visibilidade e adeptos é o das "Small Homes". Numa época em que se combinam a crise econômica mundial, recessão do sistema de imobiliário e aumento da consciência e preocupação com o aquecimento global, estas casas desenhadas com áreas mínimas e sem supérfluos podem tornar-se uma tendência crescente.

A metragem média de uma residência unifamiliar norte-americana era na década de 1980 de aproximadamente 145,00m2. No ano de 2005 este valor passou a 207,00m2 e com tendência de aumentos cada vez mais constantes naquela época.

Casas pequenas não são uma idéia nova, pois é claro que num grande centro urbano a falta de espaço e altíssimos preços já faz com que tenham-se uma inversão deste crescimento. Nem todos podem pagar uma casa grande, muito menos aqui em nosso país (ou mesmo pagar uma habitação qualquer já é um grande feito fora da realidade da grande maioria). Mas a mentalidade de que uma melhor vida, um melhor status está relacionado com o tamanho de suas casas, carros, etc, infelizmente existe. E isso não só pode como deve mudar...

Um dos construtores destas casas é Brad Kittel, que já possuia uma loja de materiais de demolição, como portas antigas e janelas restaurados. Ele não tinha muita saída destes materiais e iniciou a empresa "Tiny Texas Houses" em 2006. Elas possuem estilo de pequenas casas de fazenda, coloridas, com quartos, cozinha e banheiro. Boa parte dos materiais são de reúso, reciclados e recondicionados. A metragem das casas é em média de 33,00m2. E algumas tem metade disso.

A idéia é oferecer um produto de qualidade, mas bem mais barato e alinhado com a idéia de ser mais verde, mais sustentável, sem precisar usar tanto para viver de forma confortável. O movimento das "Small Homes" tem vários adeptos e há anos que vem incentivando as pessoas a mudar um pouco sua forma de pensar a moradia.
A "Small House Society" tem a seguinte lista de vantagens bem humoradas para incentivar esta nova forma de pensar.
Numa casa pequena:
1- Tem pouco espaço para as coisas se perderem;
2- Você consegue passar aspirador de pó mais rapidamente;
3- A taxa de luz é menor;
4- Não tem espaço para móveis que você não poderia pagar de qualquer forma;
5- As famílias passam mais tempo unidas (porque elas não tem outra escolha!).

Este conjunto de fatores (economia, maior consciência, novas necessidades) está fazendo com que tenham-se diminuido a média do tamanho das casas desde o ano passado. Passou-se a ter agora 196,00m2.

Vale a pena ser mais criativo, pensar em melhores soluções com maior racionalidade para os espaços, aproveitamento total do espaço útil de uma casa. Temos ótimos exemplos aqui no Brasil mesmo, basta abrirmos uma revista qualquer de decoração para ver soluções para pequenos espaços, aproveitamento de materiais, uso de elementos que não são usuais, etc. E temos que nos sentir bem com isso, ver que a solução é por aí.

Conforme o grande mestre Mies van der Rohe nos ensinou: "less is more"!

Fontes e Imagens:

The Economist - February 21st

http://www.businessweek.com/

http://www.tinytexashouses.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário