terça-feira, 31 de março de 2009

Paperstone - Material para tampos - Green Product!

Aplicação do Tampo "Paperstone"

Fui na Feicon e na Kitchen & Bath semana passada buscando inovações e novos materiais que colaborassem com uma construção green e sustentável. Vi algumas novidades, que vou apresentar por aqui depois, mas procurei algo semelhante ao "Paperstone" e não encontrei em nenhum fabricante ou importador que o representasse ou que possuísse algo parecido.

Estas superfícies podem ser usadas em cozinhas, banheiros ou tampos comerciais.

Os tampos "Paperstone" são fabricados com 100% papel reciclado, que pode ser 50% de misturas de papel ou 100% de papel de escritório. Ele é impermeável e pode ser cortado e manufaturado por qualquer marceneiro com bom maquinário. Não tem nenhum componente de petróleo, somente resinas a base de castanha de caju (!).
Resinas de Fabricação - Produzidas com Castanhas de Caju - Produto que é abundante no Brasil!
Vem em várias cores, apesar de amarelar um pouco ao longo do tempo, como qualquer produto que contém celulose. O fabricante indica a manutenção a cada dois meses com óleo de linhaça. Não é indicado a cortar diretamente em cima (não tem problema usarmos uma tábua, não?), mas resiste bem a manchas de limão e vinho tinto, ao contrário dos tampos de granito. Ele pesa bem menos que um tampo de granito ou Corian e pode ficar com balanço de até 1,20m sem apoios. Bem interessante para colocação dos armários.

Bordas prontas dos tampos. Foto: http://www.paperstoneproducts.com



Este tampo é a unica superfície sólida certificada pelo "Smartwood", programa da FSC que certifica madeiras.



Por possuir 100% de material pós consumo, ele entra como um execelente material para pontuação no LEED. No entanto, a localização da sua fábrica (Hoquian, cidade a 185km de Seattle nos EUA) acaba fazendo com que se inviabilize este produto por aqui, ao menos por enquanto.



Sua matéria prima está em qualquer lugar, nas nossas lixeiras de casa e do trabalho. É só questão de querer para podermos inovar. E a Castanha de Caju, convenhamos! Mais brasileira, impossível!



Para quem quiser ver os padrões de cores, que variam conforme as fibras usadas na produção:



http://www.paperstoneproducts.com/pdfs/PS_Colors_CompleteGuide.pdf



Fontes:
David Summer
Manager-Contractor Sales Division at Kitchen Village; Consultant.
http://www.paperstoneproducts.com/
Imagens - Paperstone

Nenhum comentário:

Postar um comentário