domingo, 3 de maio de 2009

Cigarro, poluição, sinusite e aquecimento global


Estou com sinusite há três dias. Para quem já teve ou tem algum problema respiratório e é alérgico, sabe o que é a sensação péssima de ter um peso na cabeça toda, fora o fato de não conseguir respirar direito.

O Pedro, meu marido, me estimulou ontem a sair um pouco de casa para caminharmos com a Lola, nossa cachorrinha. Estava um dia bem bonito e talvez eu me sentisse melhor com o ar da rua. Na verdade me senti pior. Fomos na Paulista, só para dar uma volta aqui por perto. Vi pelo menos umas 25 pessoas fumando. Ok, era na rua e ainda não é proibido soltar baforadas ao ar livre, mas como estou meio ruim, qualquer ar é importante e todos os ares pareciam mais poluídos ainda com a fumaça dos cigarros. As pessoas esquecem que tem gente em volta, mesmo na rua e soltam a fumaça sem problemas para todos os lados. Fora as bitucas no chão, algo incrível. Será que não se dão conta que isso também é lixo?

Todos sabem os problemas de saúde gerados pelo tabaco. Mas e o planeta? O que ele tem de peso no aquecimento global?

Olhem só:

1- Sim, aumenta a emissão de CO2: 2 maços por dia - 01 ano - 58,4Kg de CO2.
2- O plantio do tabaco requer enormes áreas, que arrasa a vegetação e florestas locais, gera aumento de erosão com as chuvas, arrasando o solo arável.
3- Sendo uma cultura intensiva, requer retirada de solo e consequentemente retira seus nutrientes e após isso, tem-se a necessidade de aplicação de fertilizantes, adubos e inseticidas.
4- Com isso, as águas de superfície e mananciais são contaminados por estes produtos químicos, que são levados até os córregos, riachos, lagos, etc.
5- Para cada hectare de tabaco seco é necessário o corte de igual área de lenha. Além disso, temos as árvores cortadas para produzir o papel em que este é embrulhado.
6- O fumo é uma das causas de incêndios florestais no mundo todo.
7- Fora o já mencionado lixo, que em acúmulo, entope bocas de lobo, ajudando no caos das cidades.

3 comentários:

  1. Sei bem como te sentiste. Eu tenho alergia a fumaça do cigarro e começo a tossir se alguém fuma na rua ao meu lado. Ou seja, além de matar lentamente quem fuma, ainda prejudica alguém em volta...
    Melhoras
    Elenara

    ResponderExcluir
  2. Pois é Elenara, não é fácil mesmo. Como diz aquele velho ditado: a liberdade de uns inicia quando termina a de outros (ou algo assim! Heheh). Obrigada pela força! :-)

    ResponderExcluir
  3. chiii, acho que entrei no blog errado... no mínimo fiquei culpadinha pelos cigarrinhos que fumo. Apesar de ser na minha casa, nunca com outras pessoas. Lamentavelmente, mais uma da natureza humana. O pior é que a industria gera milhões em dinheiro e milhões de empregos. De qualquer forma fica meu sorry very much, ou melhor entschuldigung...

    ResponderExcluir