terça-feira, 28 de abril de 2009

Telhados Verdes - 01

Sistema de Telhado Verde



Já falei um pouco aqui sobre os telhados brancos e os verdes. Ambos contribuem para uma melhor performance energética da habitação, sendo que os verdes ganham mais pontos nos quesitos de amenizar o conforto interno e externo, incentivam a vinda de fauna para perto das casas e possuem recursos de adaptação à estrutura existente excelentes.



"Berçário" de testes de plantas



Semana passada, visitei a empresa Ecotelhado, que fabrica sistemas de telhados verdes e consegui ter uma visão mais de ampla destas coberturas.




Os sistemas de telhados verdes tem como princípio isolar o fechamento da cobertura com uma manta anti-raízes, depois um sistema alveolar que retém a água e mais uma manta de proteção. Em cima disso vão placas de material 100% reciclado com aberturas para colocação da vegetação, que deve ser plantada com um composto orgânico especial.




Sistema alveolar + manta + caixa reciclada com composto


Podem ser plantados diversos tipos de plantas e grama, sendo que as de pequenas raizes e mais adaptadas ao clima local são as melhores. A idéia é usar a permacultura como coadjuvante do processo, ou seja, deixar que as plantas naturais do ambiente cresçam. O que conseguir se adaptar na estrutura fica, as que não suportarem as condições serão naturalmente descartadas. A água é usada principalmente nos períodos iniciais de instalação e nas épocas de estiagem.



A água pode ser captada e direcionada para reúso. As próprias placas deste sistema já fazem boa parte da filtragem, facilitando o trabalho restante.




Sistema de Telhado Verde instalado diretamente sobre cobertura de ripas de madeira + telhas convencionais.





Para saber mais:

http://www.permacultura.org.br/

http://www.ecotelhado.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário