segunda-feira, 20 de abril de 2009

Aquecimento de Água Brasileiro - Solar!



O LEED - sistema de certificação americano para pontuar green buildings, está sendo adaptado aos padrões brasileiros. E um crédito que não existia na versão original do Tio San é relativo ao Aquecimento de Água.


Aqui se está propondo um ponto a mais na certificação, caso opte-se pelo uso de Aquecedores Solares (SAS - Sistemas de Aquecimento Solar) ou por meio de sistemas de recuperação de calor para aquecimento de água atendendo pelo menos 50% da demanda.


Nada mais lógico que num país como o nosso, com sol abundante e um excelente, mas dispendioso hábito pelo banho diário, venha a fazer total sentido a inclusão deste crédito.


Os dados são os seguintes: no Brasil, 7% do consumo de energia elétrica é proveniente do aquecimento de água para banho, chegando a 18% nos horários de pico. Além disso, 70% dos domicílios brasileiros tomam sua ducha com água aquecida via energia elétrica.


Excelente inclusão, que visa a reduzir estes percentuais, reduzindo ao longo prazo a necessidade de novas usinas, assim reduzindo impactos ambientais e emissões de gases do efeito estufa.


Parabéns ao GBC Brasil pela iniciativa.


Agora vale você ir atrás do seu equipamento, que deve ser certificado pelo QUALISOL - Programa de Qualificação de Fornecedores de Aquecimento Solar - e o projeto e instalação devem serguir as normas ABNT/NBR 15569:2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário