terça-feira, 14 de abril de 2009

Catálogo Sustentável - FGV

Uma das formas bem simples de saber se você está comprando um produto sustentável, ou se quer saber onde encontrar o que precisa e não sabe aonde, é o Catálogo Sustentável elaborado pelos especialistas do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GVces).



Eles fazem uma extensa pesquisa entre produtos e serviços que sejam sustentáveis dentro de pelo menos um dos seguintes critérios de avaliação:



- Metodologia do Ciclo de Vida do Produto;
- Legislação ambiental;
- Literatura nacional e internacional sobre impactos ambientais, ciência ambiental, produção sustentável e consumo sustentável;
- Sistemas de gestão e certificação ambiental.



Eles salientam que estes critérios devem se diferenciar da média das práticas de mercado e cada um dos critérios atendidos não pode prejudicar ambientalmente outro (ex: um produto que não agride a camada de ozônio mas provoca altas emissões de gas efeito estufa). Além disso não são e nem pretendem ser um selo verde, mas um indicador geral.



Aos poucos, conforme o mercado for exigindo, estes critérios e suas combinações podem até tornar-se mais rigorosos, mas por enquanto, a equipe técnica da GV optou por produtos que atendam ao menos um dos itens acima, para facilitar a entrada de produtos nas compras sustentáveis, viabilizar mesmo e desta forma educar aos poucos o consumidor.



Além disso, são vários os critérios analisados, como:
- Produção orgânica;
- Eficiência energética;
- Origem renovável;
- Toxicidade
- Biodegradabilidade;
- Menor grau de periculosidade;
- Gestão de resíduos;
- Impactos Globais;
- Racionalização;
- Rastreabilidade (como certificação florestal, por exemplo).



Conforme eles descrevem no site: "O Catálogo Sustentável não busca estimular o consumismo de nicho, mas auxiliar o consumidor consciente, seja ele indivíduo ou organização, na busca de alternativas mais sustentáveis no mercado de bens e serviços. Objetiva-se facilitar, simplesmente, o acesso do consumidor a fontes potenciais de produtos ou serviços gerados segundo princípios éticos em prol da promoção do desenvolvimento sustentável."




Ótimo trabalho e iniciativa.
O site é bem fácil de usar, com layout clean e eficiente. Guardem nos seus favoritos!


Um comentário: