quarta-feira, 8 de abril de 2009

LEED também envolve Compras Sustentáveis

Pois é. Uma das bases da sustentabilidade é gastar, usar, comprar, enfim, consumir o menos possível de forma a não desgastar os recursos em geral para o futuro.


E um dos itens a serem considerados no sistema LEED para controle da operação e gerenciamento de Prédios Existentes, são as compras sustentáveis.


Para isso, existem créditos que pontuam para esta certificação envolvendo análise e controle de compras de praticamente tudo que é consumido ao longo de um período de tempo na edificação: desde material de escritório (lápis, papéis, canetas, cartuchos de impressoras) até mobiliário, material de construção para ampliações e reformas e inclusive alimentos!


Isso é excelente, pois além de assegurar que parte dos consumos do edifício ao longo do tempo serão adequados, cria-se uma cultura na empresa, no condomínio, nos usuários do edifício.


O prédio "verde" nem sempre é "verde" sozinho. As pessoas envolvidas na sua construção, operação, manutenção é que são a forma viva da equação. E elas tem que estar envolvidas no processo.


Não basta somente termos um prédio perfeitamente green, certificado e seu uso não ser compatível;


Deve-se criar a cultura, educar a todos sobre como deve funcionar uma edificação mais sustentável. E averiguar os consumos mais básicos é uma forma excelente de chegar mais perto dos usuários. Nem todos sabem ou precisam saber como funciona a manutenção do telhado verde, ou qual a frequência de troca dos filtros do ar condicionado. Mas todos usam canetas, tomam café na hora do intervalo, bebem água, vão ao toalete, enfim, vivem o prédio de forma mais corriqueira. E quando todos entenderem que o copinho descartável deve ter um fim adequado, a cadeia aumenta, aumenta e cria-se uma cultura de ver e agir de forma mais sustentável.


Em tempo: o sistema LEED tem vários sistemas de certificação, para diferentes tipos e momentos de edifícios. O sistema que controla a operação do prédio existente se chama: LEED 2009 para prédios existentes: Operações & Manutenção. Além das compras, ele também tem créditos que asseguram os descartes destes materiais.


Para saber mais:






Nenhum comentário:

Postar um comentário