terça-feira, 12 de maio de 2009

Casa Sustentável - Casa Econômica!


Uma residência com projeto enxuto, planejada, materiais pré-fabricados, estrutura metálica e com uso de materiais de fácil acesso e vários itens de reúso ou recicláveis. Foi a estratégia do casal Thomas Small and Joanna Brody nesta casa construída na Califórnia, EUA. Isso mostra que pode-se quebrar o mito de que uma construção sustentável pesa no bolso... Nem sempre!




Na parte interna usaram piso de concreto, elemento que foi também aplicado nas paredes externas e bancadas para lavatórios e cozinha. O uso racional do espaço gerou um mezanino com piso de bambu (material rapidamente renovável).


As janelas foram colocadas de acordo com estudo de orientação solar afinado, que fornecem luz, mas sem super aquecer o ambiente nos dias de calor. O jogo de texturas além de colaborar com a eficiência energética da residência, deu um movimento extra à fachada, com jogo de superfícies abertas, semi-abertas e fechadas.

Algumas partes dos vidros nos quartos são translúcidos, com aplicação de película e a parte aberta foi deixada mais para o alto, onde entra a claridade, mas não o sol direto. A casa ainda tem elementos de integração com o espaço externo, através de sacadas. Todos materiais foram de baixo custo e de fácil instalação.
A casa conta ainda com ventilação cruzada para conforto térmico sem uso de ar condicionado, aquecimento solar para a água e água reciclada para irrigação do jardim!
Mas um bom exemplo de que construir verde não sai caro. É só usarmos a criatividade!



Vejam mais fotos nos slides>


Fonte: NYT

Nenhum comentário:

Postar um comentário