sexta-feira, 15 de maio de 2009

A casa do telhado verde


Muitas vezes se pensa em uma construção sustentável, pensamos em uma casa verde. E esta casa chamada "OUTrial" na pequena cidade de Ksiazenice, Polônia, aproveitou de forma feliz os recursos naturais do terreno em benefício de sua volumetria e programa de necessidades.



O que os arquitetos do escritório polonês KWK Promes fizeram foi elevar o solo até a cobertura, compondo de maneira em que dependendo do ângulo em que se vê a casa não se enxerga a construção e sim um gramado verde. Isso colobora não somente com a paisagem do entorno, mas também fornece à casa excelente isolante térmico, colaborando para a economia de energia.


Além disso, os grandes painéis de vidro piso-teto fornecem iluminação natural e protegida da incidência solar direta.


A casa possui uma estreita ligação entre exterior e interior, fica protegida, ganhou um espaço de jardim na sua cobertura e ainda conta com espaços internos modernos e arejados.
A casa está disputando o Prêmio Mies Van Der Rohe de arquitetura.
Vale muito a pena dar uma olhada no site http://www.kwkpromes.pl/ e ver os demais projetos. As apresentações de cada residência incluem um esquema de como foi desenvolvido o partido, volumetria, entre outros. Nota 10 para eles!


Nenhum comentário:

Postar um comentário