quarta-feira, 27 de maio de 2009

Colheita nas alturas - Skyfarm


O que você acharia de abrir a janela e colher na hora um tomate ou alface fresquinhos para salada?



É o que pretende este projeto chamado Skyfarm, do mestrando em arquitetura da Universidade de Waterloo, Gordon Graff. A idéia surgiu como busca de alternativas para o crescente problema de abastecimento previsto pelas Nações Unidas, que diz que precisaremos de mais 60% de alimentos nos proximos 30 anos em função do crescimento populacional.




O prédio proposto por Gordon tem como intuito suprir esta necessidade e ao mesmo tempo diminuir os gastos com cadeia de transporte, armazenamento e emissões geradas pelos métodos de plantio atuais.




Ao invés de solo, plataforma com nutrientes e sistema hidropônico. Tudo num ambiente controlado e preparado. Segundo o pesquisador, um acre plantado neste prédio equivaleria a seis plantados de forma tradicional.




O problema é o alto gasto com energia que este prédio demandaria, além dos gastos com água. No entanto, Gordon sugere Biogas como forma de energia para 50% da necessidade da edificação, proveniente da compostagem dos cultivos. Também inclui reuso de água através do sistema "Living Machine".




Idéias interessantes e inovadoras como essa que fazem a gente mudar conceitos e desenvolver novas tecnologias que possibilitem executá-las.








Nenhum comentário:

Postar um comentário