sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ação Telhados Brancos

Uma nova e ótima ação incentivada pelo GBCB (Green Building Council Brasil), é a "Onde Degree Less", através de um vídeo que tem como intenção divulgar algumas pequenas mudanças de atitudes que podemos tomar para ajudarmos na preservação do nosso meio ambiente.
Um dos fatores que mais aumentam o aquecimento global é o efeito "ilha de calor" (heat island effect). Ele é provocado pelo uso excessivo do asfalto, superfícies não permeáveis, coberturas de cores escuras, entre outros, nas cidades.

O conceito é que simples atitudes, como pintar os telhados de branco, já ajudam a diminuir sensivelmente o aquecimento do ar. Materiais com alto índice de reflexão, superfícies claras, limpas, aquecem menos. Não só ajudam na temperatura externa, como também ajudam no equilíbrio da temperatura interna das casas (o que em nosso país tropical, num dia quente de verão é extremamente bem vindo).

Esta colaboração do telhado branco vai além, pois com menor necessidade de resfriamento interno, menor necessidade de uso do ar-condicionado, ventiladores e consequentemente menor gasto energético.

Se for reformar, construir, ou dar uma indicação para alguém, pense na possibilidade de uso de materiais claros para as coberturas. Ou simplesmente pinte de branco!
Veja a reportagem da Band com entrevista sobre este assunto:



Vídeo Ação Telhados Brancos:


Assista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário