terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Porquê construir verde?

A maior parte da população vive hoje em cidades. Transformamos nosso ambiente para abrigo, conforto e segurança. Infelizmente, trouxemos algumas consequencias negativas ao nosso ambiente. Nossas edificações são em média responsáveis por:

40% do consumo total de energia no mundo - sendo 33% no setor comercial e 67% no residencial. A previsão é de que até o ano de 2025 tenha um crescimento de 45% desse consumo se nada for alterado;

Emissão de 35% do carbono lançado na atmosfera. E pode haver um aumento de 92% nessas emissões até 2050 se nada for feito.


17% do consumo total de água potável;

25% de consumo de madeira nativa;

50% da produção de CFC;

40% da produção de lixo e entulho.

As edificações, suas obras e a resultante de seu consumo de recursos e consequentes descartes, trazem um grande impacto ambiental. O impacto do aquecimento global já é fato. Com a atual situação, segundo o IPCC, devem-se fazer ajustes nos sistemas humanos e naturais, possibilitando a resposta às mudanças climáticas e abrandando seus prejuízos.

É preciso repensar a arquitetura das cidades e prepará-las à nova realidade. Se transformarmos pequenas atitudes diárias, já diminuimos este impacto.

Somente no fator energia, um green building consegue reduzir de 28% a 48% do consumo de uma construção convencional (sem implementação de conceitos sustentáveis).












Nenhum comentário:

Postar um comentário