quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O QUE É LEED?

A sigla que em inglês significa “Leadership in Energy and Environmental Design” (LEED®) é um sistema de pontuação para definir e certificar um Green Building. Criado nos EUA pelo USGBC (United States Green Building Council). É uma forma de termos a certeza que um prédio seguirá conceitos sustentáveis, pois é necessário atingir um número mínimo de pontos para obter-se a certificação.

Foi criado nos EUA em 1993 como projeto piloto para que a indústria da construção pudesse ter um sistema de que mensurasse o quanto um projeto é realmente verde. Através da pesquisa de métricas e sistemas de normas o USGBC criou o primeiro padrão LEED® em 1998 (LEED® versão 1.0).

É implementado através de comitês multidisciplinares compostos de: arquitetos, engenheiros, construtores, incorporadores, advogados, corretores de imóveis e todos os demais envolvidos com a indústria da construção. Como existem diversos avanços na área, o LEED® é um sistema em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento, incorporando permanentemente novas tecnologias a cada atualização. O LEED® está em constante desenvolvimento e em 2009 será lançada uma nova forma de certificação que visa melhorar os conceitos já adquiridos e incorporar novas tecnologias e usos.

São elabaoradas diferentes categorias de pontuação para cada tipo de edificação: como residências (ainda não disponível no Brasil), construções novas de prédios comerciais, residenciais ou grandes reformas, certificação para o esqueleto e fachada do prédio (utilizado quando o edifício será destinado a aluguel de sala, por exemplo), escolas, estabelecimentos de saúde, lojas e interiores comerciais. Alguns itens estão ainda em desenvolvimento, mas a idéia é incorporar todos os tipos de edificação, cada qual com sua peculiaridade a fim de obter uma certificação mais ajustada a cada necessidade.

Esta ferramenta pontua os projetos e obras que sejam executadas de acordo com diversos parâmetros nas áreas de:

Sustainable Sites – Terrenos;

Water Efficiency – Eficiência no uso da Água;

Energy and Atmosphere – Energia e Atmosfera;

Materials and Resources – Materiais e Recursos;

Indoor Environmental Quality - Qualidade do Ambiente Interno;

Innovation in Design – Inovação de Projeto.

PORQUE CERTIFICAR?

Ser reconhecido como empresa ou indivíduo por seu comprometimento com o meio ambiente, frente a sua empresa, seus pares, e na sua área de atuação e adquirir uma validação por parte de terceiros, confirmando a sustentabilidade da edificação.

Com isso, pode-se obter maior qualificação para investimentos e financiamentos. Outro ganho é em questão de marketing: tanto devido à exposição no site do USGBC como estudo de caso, eventos, mídia, quanto frente ao público consumidor e comunidade.

Ao implementar o LEED®, há um maior comprometimento do projeto, obra e manutenção, do início ao fim com a proposta de sustentabilidade, o que é obtido através da união de uma equipe multidisciplinar comprometida com a execução de um projeto sustentável.

Fontes:

http://www.usgbc.org/


Um comentário: