terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Green Building - Inovações Tecnológicas

Uma das áreas da construção que vem mais recebendo inovações e incentivos de melhorias e incremento é dentro da construção verde e sustentável. Novos materiais mais eficientes em termos de isolamento térmico, menos poluentes, menos descartáveis.

Quanto à energia, a automação vem ganhando com sistemas inteligentes de balanceamento de luz, de acordo com a iluminação externa proveniente da rua, bem como uma maior adaptação aos gostos pessoais das pessoas.

Até mesmo itens tidos como meramente decorativos, podem trazer benefícios enormes, como persianas e cortinas de materiais que filtram os raios uv.

Não é somente a casa da árvore que é verde, nem a que foi totalmente construída de bambu. Alta tecnologia associada à inovação e ao desejo de manter a natureza mais protegida, são as formas mais atuais de fazer um green building.

Vejam este vídeo sobre a feira greenbuilding, que ocorreu ano passado em Boston, reportagem da CNN, Fortune.
http://money.cnn.com/video/ft/#/video/fortune/2008/12/02/fortune.bg.greenbuild.fortune


Tradução livre deste vídeo:

Reporter - "Olá, bem vindos ao "business green" da Fortune. Viemos esta semana na feira "greenbuilding expo", em Boston. Aqui, inovadores na área ambiental se reúnem para discutir as últimas tecnologias em economia de energia e materiais para greenbuildings."

Scot Horst, LEED AP, USGBC - "A grande coisa deste movimento é o que você vê aqui, não é sobre ambientalistas dizendo às pessoas de negócios o que elas devem fazer. É sobre uma abordagem de colaboração, procurando verdadeiras formas de fazer esta terra um melhor lugar."

Reporter - "É difícil de acreditar que os prédios contribuam com 39% das emissões de carbono, mas estas novas tecnologias mostram produtos que contribuem para a limpeza do ar."

Reporter -"Claramente este local está lotado, muitas pessoas aqui, porque tanta gente está interessada em greenbuildings no momento?"

Nadav Malim, editor da buildinggreen.com - "Veja, o crescimento desta conferência é inacreditável, ano após ano ela cresce de 30% a 40% e eu acredito que há muito interesse em "green" em geral e este parece ser o evento que reúne mais pessoas. Você encontra palestras, discussões técnicas e conferências que fazem você pensar - "esta é a tecnologia verde, esta é a melhor forma de projetar uma residência verde" - e podem ver nesta feira estes ótimos produtos e ver as coisas mais novas."

- "A Lutron (empresa de automação para iluminação) tem esta sofisticada interface que permite você controlar a quantidade de luz proveniente das luminárias baseada em quanto de luz do dia está entrando no espaço e também baseado no seu humor, basicamente em quanto de luz que você quer pessoalmente."

- "Foram projetadas estas persianas, que permitem a passagem de uma porcentagem de luz e elas se movem para baixo e para cima baseado onde o sol se encontra no céu. No prédio do New York Times foi usado um sistema similar e eles documentaram literalmente uma economia de 70% de energia."

- "Então você reúne estes módulos e coloca-os no canteiro de obras, como se fossem legos e você constrói paredes de 8" a 10" (aproximadamente 2,45m a 3,05m), exatamente como uma parede convencional. Imagine que você monta a forma, enche de concreto, mas desta forma você não perde nada, pois a forma toda permanece no local..

Reporter - "..e forma um isolamento também..."

Nadav Malim - "Exatamente!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário