terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Green Buildings – Breve Histórico

Hoje falamos em green buildings e edificações com sistemas passivos. Claro que devido à necessidade de repensarmos as formas como utilizamos nossos recursos, este assunto entra cada vez mais em pauta e importância no dia a dia. Mas ao longo da história da arquitetura, temos exemplos de edificações baseadas em conceitos mais "verdes".

Apesar de ser falado com maior frequência nas duas últimas décadas, faz algum tempo em que algumas edificações são pensadas com sistemas passivos, como a Galeria Victorio Emanuelle em Milão, e o Cristal Palace de Londres, que utilizam em seus projetos câmaras de circulação de ar subterrâneas para resfriamento e exaustores de ar nos telhados.

O Flatiron Building de NY e o Edifício do New York Times empregaram janelas recuadas, para proporcionar sombreamento na fachada.

O Rockfeller Center, de 1932, utiliza-se de janelas operáveis e jardins nas coberturas.

Boas práticas de arquitetura, muitas vezes simples de executar, como boa orientação solar, utilização de brises e sombreamentos, proporção dos sistemas entre outros, trazem benefícios que são incorporados nos prédios verdes.

Pensamos então, porque estes conceitos não evoluiram e foram melhorados? Onde esquecemos? Alguns fatores fizeram com que algumas boas práticas fossem esquecidas, tanto pela facilidade tanto quanto pelo conforto.

DEPENDÊNCIA DO AC - A criação do ar-condicionado, numa época em que a energia fóssil era tida como abundante, fez com que houvesse um boom de grandes edificações, totalmente climatizadas, sem a necessidade de interação com o espaço externo.

INTERNATIONAL STYLE- O boom do pós guerra nos EUA, fez com o surgisse o International Stile, marcado pelos arranha-céus de vidro. Tomou conta do mundo realmente.

No entanto, por volta dos anos 70, quando percebeu-se que a crise energética era uma realidade, alguns arquitetos começaram a visualizar outras propostas mais ecológicas. Alguns ambientalistas, arquitetos e ecologista, como Victor Olgyay (Design with climate), Ralph Knowles (Form and Stability) e Rachel Carson (Silent Spring) começaram a alertar para os problemas que seriam advindos deste sistema construtivo, se não houvessem maiores regras e observações nos projetos.

CRISE DO PETROLEO - Quando houve a crise e a gasolina aumentou absurdamente (aqui no Brasil com a crise do petróleo) é que as pessoas começaram a realmente pensar um pouco mais na questão ambiental.

Vale então, retomarmos alguns conceitos básicos de projeto (estudos de ventilação, iluminação, boa orientação solar, aproveitamento da vegetação, entre outros). A maior parte é muito simples de ser executada: basta ser incorporada nos conceitos iniciais do projeto. Isso fará com que seu custo seja muito baixo ou nulo e o ganho em qualidade ambiental (tanto externo quanto interno) enorme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário