segunda-feira, 27 de julho de 2009

Home Office - solução green para os dias de hoje

Chegamos numa época em que é cada vez mais comum o uso de home offices para trabalhar. Não somente um cantinho na casa para abrir os e-mails, mas sim o escritório mesmo, com tudo a que se tem direito.


Muitas empresas com diferentes tipos de negócios já estimulam seus funcionários e colaboradores a usarem suas residências como ponto de partida para o trabalho diário. A previsão é de que em 10 anos, 40% das pessoas trabalharão em casa.


Além de ser cômodo, gasta-se menos energia, combustível, perde-se menos tempo no trânsito e pode-se aumentar a qualidade de vida, cada vez mais restrita em nossas cidades malucas. Conceito super sustentável, mas que requer algumas regrinhas básicas para a coisa não se perder totalmente. Além de demandar um certo perfil de pessoa, também é importante ter um espaço adequado e atitudes que fazem com que o tempo para trabalhar se potencialize.



Eu tenho meu home office e uso de certas medidas para focar no que preciso realmente fazer e produzir melhor. Olhem só:



1- Crie SEU Canto - O local deve preferencialmente só seu. O computador comunitário da casa não funciona. Não adianta brigar por minutos na rede com marido, filhos ou irmãos. Se possível, a mesa, cadeira e computador devem pertencer a um só "dono". Ou no mínimo estabelecer regras muito claras de quando é a hora de trabalho e quando é a hora de lazer (inclusive para você mesmo!).



2- Qualidade do ESPAÇO - procure um cômodo claro, agradável de estar e bem arejado. Afinal de contas, você ficará muitas horas seguidas neste local. Coloque a mesa com visual para a janela, nunca virada totalmente para uma parede; um corredor ou cantinho na área de serviço vão prejudicar, pois podem tornar-se opressivos depois de algumas semanas seguidas. Pinte de cores alegres, que lhe passem energia e sentimento positivo. Lembre que azuis e violetas acalmam demais; Vermelhos e laranjas são vibrantes e podem ajudar. Lembre-se que para trabalhar, não se pode ficar com sono!


3- Qualidade do MOBILIÁRIO - além de uma mesa com altura adequada, a cadeira é super importante... Não importe a banqueta da cozinha para o horário comercial. Tudo aquilo que temos nos escritórios vale para se ter em casa em termos de ergonomia. Procure cadeiras com encosto e alturas ajustáveis e que tenham braços, de preferência.

4- PERSONALIZE - o espaço é seu, então vale tudo! Se antes seu chefe tinha restrições aos posters do seu time, fotos da família e vasinhos de violeta, agora você pode! Mas ajude a ter mais cara de escritório: inclua porta lápis, porta papéis, escaninhos de "in" e "out", entre outros.

5- Estabeleça HORÁRIOS - faça as regras de turnos valerem dentro do possível para você e para os outros da casa. Claro que um home office facilita aquela ida ao banco ou atender ao encanador, mas não faça disso uma rotina e nem deixe que todos coloquem todas as responsabilidades da casa para você que "está sempre em casa".

6- VISTA-se para trabalhar! - Uma ótima maneira de lidar com a rotina e estabelecer limites entre trabalho e lazer dentro da própria casa é vestir-se para como se fosse sair para trabalhar. Tome um banho, coloque sua roupa, acessórios e sapatos. Tudo bem colocar algo mais confortável, mas nada de pijamas! Facilite a sua vida na hora que tiver que ir a um cliente ou encontrar um fornecedor.

7- TELEFONEMAS - instrua seus secretários e crianças a atenderem o telefone de forma mais neutra. Não precisa ser como um escritório formal: "Dr. Fulano de Tal não se encontra", etc, mas pelo menos para os de fora, você nunca está no banheiro! Dormindo, então, nem pensar! Deixe um bloquinho de recados sempre acessível e com caneta de prontidão.

8- Busque alternativas para ATENDIMENTO - dependendo da natureza do seu negócio, se precisar atender um cliente, ou fornecedor e seu home office não está apto a tal, busque escritórios virtuais que aluguem salas por hora sem precisar de contratos de longo prazo. Outra alternativa é conhecer os bons cafés perto de sua casa que permitam você ficar bastante tempo; Mas você pode ter certeza, nenhum cliente vai achar ruim VOCÊ se deslocar a ele quando necessário, pelo contrário.

9- FOCO, FOCO, FOCO - faça diariamente na primeira hora do dia, uma lista das tarefas a serem cumpridas. Mantenha-se neste foco. Você pode ter certeza que vai render muito mais do que numa sala com 100 outras pessoas e telefones. E libera tempo para você.

10- Mas também PERMITA-SE - um dos pontos positivos do Home Office é a liberdade de montar seus próprios horários e gerenciar-se no dia a dia. Não se culpe de um almoço mais longo de vez em quando. Afinal, você tem o resto do dia para recuperar...

Sem falar nas 2hs de trânsito que você evitou!

Bom trabalho!!

3 comentários:

  1. Nota dez, Ana!
    Adorei as dicas!!!

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  2. Muito Legal Ana! Adoro o teu blog e adoro indicar o que escreves! Beijos...Muito Boa

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  3. Muito obrigada! Espero que ajude um pouquinho... Se tiverem mais perguntas, me enviem um e-mail que respondo. Abraços, Ana

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