sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dicas de Iluminação

Um dos fatores que mais pesam para redução de gastos energéticos, especialmente em residências é a iluminação.

1- Onde colocar a lâmpada? - Além do uso de lâmpadas mais econômicas, vale lembrar que o tipo de luminária também influi muito no desempenho. As luminárias que são pensadas de forma mais técnica ajudam a potencializar o efeito da luz, fazendo com que se necessite de menor potência para um mesmo resultado. Além de não ser bonito, usar uma PL compacta num embutido sem profundidade faz com que ela fique aparente e "jogue" a luz indiscriminadamente no ambiente, sem um maior direcionamento.
Luminária Lumini




2- Cuidar com o "glare", ou ofuscamento - Falando nisso, é importante também lembrar, que não deve-se "jogar" luz fora, ou seja, cuidar para não direcionar uma lâmpada para uma janela de vidro, ou num jardim aberto sem que esteja focada para uma vegetação densa ou muro. Além de perder a quantidade de iluminação onde ela é mais necessária, cria-se poluição visual. Ninguém gosta de luz ofuscando, não é mesmo? Ainda mais quando vem do vizinho...


3- Cada cor de lâmpada, uma função - Para quem ainda acha que as fluorescentes tem luz muito dura e fria, procure as que tem menor temperatura de cor, ou seja, quanto menor a classificação em Kelvins, mais para vermelho, quanto maior, mais para azulado. Exemplo: luz amarela: 2.700K, "luz do dia" que é branca, 4.000k e a Luz branca, quase azulada, fica na faixa dos 6.000k. Procure estes dados na embalagem quando for comprar e coloque a que fique mais adequada a sua necessidade. Para uma cozinha, pode ser uma luz mais fria, mas numa sala, é bom o aconchego, então procure usar as mais amareladas.
Lâmpada Compacta Philips



4- Tipo de iluminação - Use e abuse da iluminação indireta, que além de ser mais agradável, fica difusa e pode ser potencializada quando direcionada a superfícies claras ou brilhantes. Para quartos e salas, vale usar luminárias de foco individual em cantos e locais estratégicos, como abajoures, luminárias de pé, de leitura e algum foco num objeto especial em bancadas.

5- Utilize alternativas - Os LED´s estão cada vez mais em conta e com maiores aplicações. Vale ser criativo e usar de alternativas na hora de pensar a iluminação.

6- Não abuse - Pense o que você realmente necessita, sem abusar das lâmpadas acesas. A velha lição de desligar as luzes quando se sai de um cômodo é super válida e deve ser incorporada como um hábito. Num escritório, procure ligar somente as luzes de onde as pessoas estiverem trabalhando.

7- Setorização dos controles - Dentro do possível, procure separar os circuitos com o mínimo possível de luminárias em cada um. Isso possibilita acender somente o necessário, sem ter que ligar tudo para usar somente um canto para leitura. As luminárias individuais de mesa, num escritório, ajudam muito a facilitar isso. Se tiver automação, melhor ainda!

8- A mais importante: Iluminação Natural - é a grande aliada da economia e bem estar. Além de proporcionar luz mais agradável, é comprovado que as pessoas sentem-se melhor e são mais produtivas com visuais externas e iluminação natural. Moramos num país tropical, com luz abundante na maior parte do ano. Estude um projeto que aproveite os recursos grátis que já temos.

Aproveite!!

McKinley House

Nenhum comentário:

Postar um comentário