quarta-feira, 29 de julho de 2009

ECOnfissões - Viciada em secador de cabelos

Pensei numa nova categoria de assuntos para os posts, aqueles que normalmente não queremos pensar, mas que existem e infelizmente fazem parte do nosso dia a dia.


Confesso: sou viciada em secador de cabelos!


Nós brasileiras adoramos! Que atire a primeira pedra aquela (ou aquele) que nunca ligou o aparelinho com ar quentinho, ou uma chapinha, ou um baby liss... Ou mesmo um barbeador elétrico...



A cada vez que pego meu novo secador (sim, troquei por um modelo um pouco menos prejudicial - 1400W) dá uma dor no coração, pois sei que se considerar um uso diário de 10 minutos, ele ele gasta o equivalente a 7Kwh, ou seja, mais que a média do consumo das lavadoras de roupas (6Kwh) ou ainda um pouco menos que uma TV pequena de 14" ligada por 5horas diárias (gasta 9Kwh em média).



Essa moda de secar e alisar não é tão recente quanto imaginamos. Na falta de equipamentos potentes, nossas mães e avós nas décadas de 50 e 60, alisavam os cabelos com ferro de passar (!) e na década de 70 a escova com movimento se popularizou graças a maravilhosa e saudosa Farah Fawcett (e quem não iria querer ser como ela ou sair com alguém como ela?).



E de lá para cá, com o aumento da potência e eficiência dos aparelinhos associados à moda dos lisos, viciou a gente de tal forma que é difícil imaginar ficar sem.



Qual a solução então?



Passei a usar menos, a cada 10 ou 15 dias ou em ocasiões especiais. No verão evito mesmo e procuro deixar secar ao natural. Quando tenho mais tempo, seco bem com a toalha e só quando estiver quase pronto, uso o secador para finalizar. Ainda não é o suficiente, CONFESSO, mas quem sabe a gente começe um movimento que force a moda a mudar e por consequencia, mudar nossa cabeça...



Fontes:
Fotos:


2 comentários:

  1. Anaaaa! Tb sou escrava do secador (+chapinha)...
    Fazer o q né? Tb tento utilizar menos, secar o cabelo com a toalha beeeeem antes de usar o "bendito"...
    Já tentei até usar shampoo seco, pra evitar tanto uso de secador, mas nao funcionou...
    Na medida do possível tento "domar" as madeixas sem secador, mas com esse frio que faz aqui no sul, tá impossível!
    Me esforço!
    Hehehe
    Bjooo

    ResponderExcluir
  2. banho quente, e comprido. meia hora no mínimo.

    ResponderExcluir