quarta-feira, 8 de julho de 2009

Etiquetagem de Edifícios no Brasil

Foi lançado na semana passada, o Procel Edifica. É a primeira etiquetagem feita no Brasil para edificações, trabalho desenvolvido pelo LabEEE, da Universidade Federal de Santa Catarina (chefiado pelo Prof. Lamberts), Procel, Eletrobrás e Inmetro.
A Etiqueta tem como intuito estimular a realização de prédios mais eficientes energeticamente; Pode-se economizar em até 36% do consumo seguindo-se os parâmetros da etiqueta.
Futuramente, pode-se tornar um selo, ou mesmo ser utilizado para descontos na conta de luz de quem gasta menos (seria um ótimo incentivo, não?).
Pode-se etiquetar somente a envoltória (que avalia aspectos da fachada), ou a parte de iluminação ou mesmo para os sistemas de refrigeração.
Mas o legal é buscar a etiqueta completa, que pode contar pontos extras à edificação que ainda utilizar sistemas economizadores de água e novas tecnologias sustentáveis.
Super bem vindo e é um orgulho saber que nosso país tem tanta gente interessada em melhorar cada vez mais a qualidade e o padrão da construção civil.

Para saber mais e fazer o download do manual, acesse:
http://www.labeee.ufsc.br/eletrobras/

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de parabenizar pelo blog e pelo trabalho desenvolvido na profissão. Estou fazendo o meu Tcc, sobre o tema>: "Eficiência Energética e suas aplicações em edificações", caso tenha algum material que possa me ajudar eu agradeço.

    Bjs e Abraços.

    André Lara.
    Dedeisss.blogspot.com

    ResponderExcluir