sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Patrimônio ao Sul





Estive em Montevideo recentemente e como sempre me encantei com centro antigo e seus belos edifícios. Muitos estão precisando urgentemente de um retrofit, mas em algumas áreas já podem-se ver reformas, obras e inserções de equipamentos urbanos para revitalizar esta área histórica e seu entorno.


Ser sustentável também é preservar o que já existe, o que já está consolidado em nossas cidades. Normalmente, os centros antigos já possuem uma grande rede de transporte público consolidado, grande parte dos serviços, locais de lazer e estudo. Ao concentrarmos tudo isso, evitamos as grandes distâncias, o uso do carro, nos integramos com a vida urbana. E mais, revitalizar um centro antigo traz vida e dinâmica verdadeiras às cidades.


É fundamental preservarmos nosso patrimônio e história. E lá, por ter sido uma importante cidade da América do Sul no início do século XX, tem excelentes exemplares arqutetônicos.







Fotos: Juliana Dreyer

Um comentário:

  1. Vivendo em Porto Alegre, me acostumei a planejar minhas viagens sempre rumo ao norte. E eis a minha grande surpresa quando decidi ir para Buenos Aires pela primeira vez! Não conseguia acreditar que existia uma cidade naquelas proporções e com aquela arquitetura mais ao sul do sul do Brasil, vícios, mas essa foi a mesma sensação ao conhecer Montevideo, e também Punta del Este, cada uma com seu estilo, mas proporcionalmente cosmoplitas. Montevideo e as vistas pelas ramblas misturadas com a paisagem urbana são fantásticas. Concordo que muitos edifícios precisam de um 'retrofit urgente

    ResponderExcluir