segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Lixo Eletrônico - Descarte adequado

Uma das coisas que há uns 10 anos atrás nem pensávamos que teríamos em abundância em nossas casas é o lixo eletrônico.Eu tenho uma sacola cheia e fiquei bastante tempo sem saber onde descartar tudo de forma adequada.





A cada troca de mouse, computador, celulares e impressoras, acumulamos baterias, carregadores e equipamentos que nem sempre são uteis para nós e que não podem ser colocados no lixo comum e muitas vezes nem mesmo nos reciclados.





5 Dicas para diminuir o volume do seu lixo eletrônico e descartá-lo de forma adequada:


1- Compre menos: não precisamos trocar tudo sempre. Segure um pouco os apelos da sua operadora para trocar seu celular a cada vez que surgirem novos modelos. Aquela velha impressora talvez não seja a melhor para a suas fotos, mas talvez pode ser muito útil ainda para seus textos de rascunhos. Pense bem antes de comprar e se realmente necessário, já pesquise o fabricante, veja se ele aceita produtos antigos de volta.



2- Conserte: sabemos que muitas vezes é difícil achar quem possa consertar um velho aparelho. Mas informe-se com seus amigos. Pode ser que o valor seja um pouco alto, mas pense que ao consertarmos algo que valha a pena, contribuímos para um menor uso de matérias primas;



3- Doe: pode ser que seu computador não lhe sirva mais, mas pode ser extremamente útil a outra pessoa. Além de aumentar a vida útil do produto, você pode ajudar a alguém que não teria condições a ter acesso a ferramentas de educação e trabalho.



4- Recicle: veja nos sites abaixo onde que você pode levar seus eletrônicos para reciclagem.
http://www.lixoeletronico.org/ http://www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodolixoeletronico/dicas_locais.htm http://lixoeletronico.org/


5- Retorne: veja se o fabricante dos produtos que você deseja descartar aceita um antigo de volta. Alguns até fazem campanhas em que pode-se ganhar descontos para um novo produto. Pesquise, vale a pena.



Aproveite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário