segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ECOnfissões - Dois banhos ao dia


Pois é...
Confesso que eventualmente eu gosto de 2 banhos diários (e alguns amigos me confessaram isso também!) e com muito volume, para piorar!
Não sempre é claro, mas num dia mais quente, ou para relaxar após uma jornada desgastante, nada como uma boa ducha ou banheira.... E o grande vilão do consumo de H2O potável é nosso querido chuveiro!


Mas podemos controlar isso com o tempo...


E média, gastamos em torno de 6.000l de água num banho de 10 minutos, se a vazão do chuveiro for de 40l/min com uma pressão de 40mca (com a ducha Chuá Econômica da Deca, por exemplo).



Ducha modelo Chuá Deca - http://www.deca.com.br/

Se compararmos com a ducha modelo Aqua Plus, com a mesma pressão (40mca), gastamos 60 l/min, 50% a mais! Imagine o quanto se gasta com aqueles "panelões" maravilhosos!....




Ducha modelo Aqua Plus - Deca - http://www.deca.com.br/



Claro que podemos economizar bastante se utilizarmos bom senso e equipamentos mais econômicos.


Poodemos trocar a ducha por outra mais econômica e acrescentar aspersores, o que pode chegar em até 2.700litros pelo mesmo tempo de chuveirada, ou seja, uma economia de até 55%!


A pressão da coluna d´água também influi bastante. Se você mora nos andares mais baixos do seu prédio, já deve ter notado que seu banho é bem mais volumoso que do seu vizinho do 18°...


Pense assim:

- Posso tomar meu banho tranquilo, mas quem sabe trocar aquela ducha enorme por outra mais econômica se for possível?

- Ao invés de 10 minutos, quem sabe oito, ou sete? São 20% ou 30% a menos de consumo... Se você é como uma amiga minha que não fica menos de 30minutos embaixo d´água, começe a reduzir aos poucos, um minuto ao dia, até acostumar...

- No verão evite o chuveiro muito quente, pois além da água, vc gasta mais energia também... Para o chuveiro elétrico, nem preciso comentar, mas lembre-se que gás também é fonte de energia! Mas se for com aquecimento solar, parabéns, ao menos neste quesito, você está no caminho correto.

- Se tiver banheira, utlize com maior frequência, ao menos para o 2° banho do dia. Coloque uns sais, uma musiquinha e relaxe!




Nenhum comentário:

Postar um comentário