quinta-feira, 4 de junho de 2009

10 passos para uma cozinha mais green!

Residência - EW arquitetura

10 passos fáceis para fazer de sua cozinha um local mais green!


1- Cortar

Corte a sua comida: cozinhar em pequenos pedaços é mais rápido e cozinha de forma mais uniforme, ou seja, seus pratos vão ficar mais gostosos;

2- Refrigerar:

Não chegando no exagero de banir os refrigeradores, regule a temperatura de acordo com o clima e a quantidade de alimentos. Parece óbvio, mas as vezes esquecemos de regular e aquela alface vira uma película de gelo! Aproveite o friozinho que está fazendo agora e baixe o termostato. Procure o selo Procell se for comprar.

3- Cozinhar:

Sei que é difícil, mas se você preparar mais pratos num dia só, para toda a semana, ou ao menos para dois dias ao invés de um, pode otimizar a quantidade de gás do forno e número de panelas. Além disso, menos água para lavar... Tampe as panelas, frigideiras, chaleiras - o calor aumenta e o tempo para cozimento diminui.

4- Lavar:

Por falar em água, vale aquela dica - ensaboe e esfregue as louças, talheres e panelas com a torneira fechada. Fica mais rápido de fazer e poupa muita água que iria sem função pelo ralo.

5- Organize:

Compre e gaste menos! Tenha uma lista pré pronta com os itens que você costuma consumir mais e se organize para comprar em uma vez só e nas quantidades mais adequadas. Assim se evita desperdícios.

6- Compras:

Tenha à mão, ou no carro, ou na bolsa, sacolas retornáveis para ir a feira, mercado ou padaria... Alguns estabelecimentos e supermercados vendem suas próprias alternativas; Mas você pode ser mais criativo, levando a sua própria sacola. Tem umas bem compactas, que podem ser enroladas e não cupam espaço na bolsa. Se for pego desprevinido, peça caixas de papelão, mais fáceis de serem recicladas que os plásticos.

7- Embalagens:

Lema de sempre: less is more! Procure alimentos, produtos de limpeza e afins que tenham menos embalagens... Para quê desempacotar quatro envólucros para chegar em um só produto? Quanto menor quantidade, menos lixo, mais espaço na sua lixeira. Um melão enorme não precisa de saquinho plástico para ser levado, nem aquelas verduras que já vem com embalagens de plástico...

8- Iluminação:

Como uma cookaholick assumida, sei que precisamos enxergar bem o que estamos cozinhando. Por isso iluminação é fundamental! Troque as lâmpadas incandescentes por outras econômicas. Prefira as de luz mais amarela, para não alterar tanto as cores dos alimentos.

9- Microondas:

Se não for usar o microondas, tire-o da tomada. Os displays que mostram a hora e tempo de cozimento gastam energia constantemente. Não precisa fazer este procedimento todo o dia se você usa o aparelho com frequencia, mas ao viajar num final de semana prolongado, faça isso. Vale a pena.

10- Cozinhe em casa, divirta-se:

Por falar em comida, porque não aproveitar nestes dias mais frios para assar um bolo e dividir com quem você gosta? Cozinhar em casa além de ser mais saudável, é mais econômico e dispende menor tempo com transportes e embalagens. Faz bem para você, para seu bolso e para a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário