quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Greenbuild Expo 2009 - Daniel Wildcat

"The knowledge that we need is not inside the box, it´s outhere, in the nature"




Daniel Wildcat - Palestrante da manhã de hoje no Greenbuild EXPO 2009



Hoje assisti uma palestra que não era ligada diretamente ao assunt0o greenbuilding, mas foi perfeita para ver o ponto de vista de alguém realmente ligado à terra em que vive através de suas origens culturais.
Daniel Wildcat é um grande expoente da cultura indígena americana. Professor da Universidade do Kansas, ele faz a interface entre os indígenas mais velhos e os mais novos, hoje já engenheiros, médicos, etc. Com isso, consegue conjugar as inovações tecnológicas e herança cultural sem prejudicar o meio ambiente.
Segundo ele, a tecnologia só é valida se atende os três "C´s":
1- Comunidade - deve estar diretamente inserida na comunidade em que será aplicada (e isso vale para as contruções e todas interferências do ser humano em seu habitat!!)
2- Comunicação - instruir, explicar e passar adiante o conhecimento, as razões, o porquê das mudanças. Se disseminar as informações é impossível atender às reais necessidades das pessoas
3- Cultura: fundamental atender os costumes, as maneiras de ser da comunidade em que se vai construir, inovar. Aproveitar o conhecimento local é fundamental;.
E tudo isso sobre um denominador comum: o meio ambiente.
Devemos aprender com o meio ambiente. Somente olhando-se para fora é que se pode pensar depois para dentro.

Lições de quem tem raízes profundas com a terra e entende seu povo...

Vejam seu discurso no dia da terra:



2 comentários:

  1. Ana,
    gostaria muito de ter ido para Phoenix, por isto fico feliz em acompanhar suas postagens. Parabens e continue postando!!! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Silvana!
    Ainda não consegui colocar todas as informações (são muitas!), mas aos poucos vou atualizar o blog para divulgar o que vi de interessante.
    Abraços,
    Ana

    ResponderExcluir