Ok, temos água doce. E como chega na torneira?
Em geral (e idealmente), a água passa por uma série de etapas e processos até chegar ao consumidor final. Por mais limpo que seja um manancial (nome técnico para reservas hídricas ou fontes de água: lagos, rios, ...), sempre deve haver tratamento.
O tratamento efetivamente inicia no próprio manancial e sua preservação e trabalho preventivo garante a qualidade da água. Quanto mais degradado com poluição, mau uso, ocupação indevida do solo, despejo de esgotos, erosão, desmatamento e atividades industriais ou agrícolas mal planejadas, mais difícil para tratar. Com isso perde-se mais um ponto de água e deve-se buscá-la mais longe, encarecendo todo o processo.
A fase inicial é a Captação. A empresa ou órgão responsável pelo tratamento em cada cidade, executa nestes pontos de coleta análises periódicas que indicam como está a saúde da água na fonte e assim, tomar as precauções necessárias para torná-la potável. O tratamento efetivamente inicia no próprio manancial e sua preservação e trabalho preventivo garante a qualidade da água. Esta captação é feita pelas Estações de Bombeamento, onde a pagua passa por um gradeamento em que os sólidos de maior tamanho são retidos. Dali, vai para as Estações de Tratamento.
De forma resumida, em geral o processo de tratamento consiste nas seguintes etapas
1 - Captação
2 - Floculação
3 - Decantação
4 - Filtração
5 - Desinfecção ou Cloração
6 - Alcalinização
7 - Fluoretação
8 - Distribuição .
Vale a pena dar uma olhada na animação feita pela Sabesp com todo o processo:
http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=4&proj=sabesp&pub=T&db=&docid=600967CDD4F6B9C0832571AE0059F4A4.
Depois, a água segue para os depósitos de armazenagem e distribuição, chegando nas caixas d´água e torneiras.
Caixa D´àgua da Hidráulica Moinhos de Vento em Porto Alegre - RS
Fonte: http://media.photobucket.com/
Nossa parte é manter nossos depósitos particulares o mais limpos possíveis, cuidar para não termos vazamentos (causadores de grandes disperdícios, as vezes invisíveis) e usá-la da forma mais racional possível... Isso é assunto do próximo post!
segunda-feira, 23 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário