quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Greenbuild Expo 2009 - Daniel Wildcat
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
COV=VOC´s - O que são e como minimizar seus efeitos?
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Greenbuild Expo 2009
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Água de beber!
Mais uma de água, desta vez de beber mesmo! Fiquei feliz da vida com a minha mais nova aquisição, uma moringa de vidro para usar no escritório.
Garrafa com copo da ARTHome
Na verdade, ela é mais uma garrafinha de vidro com o copo acoplado do que verdadeiramente uma moringa, que é tradicionalmente feita de barro para resfriar e tratar a água. Mesmo assim, vale a intenção: além de design super clean e prático, é de vidro: material facilmente reciclável.
Bem melhor do que usar garrafinhas de plástico, que além de serem mais prejudicionais ao meio ambiente, têm maior poder de absorção de microorganismos, que com o tempo e vários usos podem prejudicar a qualidade do água que você está bebendo.
Existem vários modelos lindos em diversos materiais. Escolha a sua e deixe as PETs de lado!
Moringas de cerâmica da Rosa Mundo
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Lixo Eletrônico - Descarte adequado
A cada troca de mouse, computador, celulares e impressoras, acumulamos baterias, carregadores e equipamentos que nem sempre são uteis para nós e que não podem ser colocados no lixo comum e muitas vezes nem mesmo nos reciclados.
5 Dicas para diminuir o volume do seu lixo eletrônico e descartá-lo de forma adequada:
1- Compre menos: não precisamos trocar tudo sempre. Segure um pouco os apelos da sua operadora para trocar seu celular a cada vez que surgirem novos modelos. Aquela velha impressora talvez não seja a melhor para a suas fotos, mas talvez pode ser muito útil ainda para seus textos de rascunhos. Pense bem antes de comprar e se realmente necessário, já pesquise o fabricante, veja se ele aceita produtos antigos de volta.
2- Conserte: sabemos que muitas vezes é difícil achar quem possa consertar um velho aparelho. Mas informe-se com seus amigos. Pode ser que o valor seja um pouco alto, mas pense que ao consertarmos algo que valha a pena, contribuímos para um menor uso de matérias primas;
3- Doe: pode ser que seu computador não lhe sirva mais, mas pode ser extremamente útil a outra pessoa. Além de aumentar a vida útil do produto, você pode ajudar a alguém que não teria condições a ter acesso a ferramentas de educação e trabalho.
4- Recicle: veja nos sites abaixo onde que você pode levar seus eletrônicos para reciclagem.
http://www.lixoeletronico.org/ http://www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodolixoeletronico/dicas_locais.htm http://lixoeletronico.org/
5- Retorne: veja se o fabricante dos produtos que você deseja descartar aceita um antigo de volta. Alguns até fazem campanhas em que pode-se ganhar descontos para um novo produto. Pesquise, vale a pena.
Aproveite!!
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Patrimônio ao Sul
Criatividade vale tudo: casas recicladas
Photo: Michael Stravato for The New York Times
Photos: Michael Stravato for The New York Times
As casas ficam diferentes e personalizadas. Os materiais e objetos são provenientes dos mais diversos locais, desde construções antigas que serão demolidas, lojas que colocaram seus estoques fora (como as incríveis molduras que servem de forro para uma das casas) e inclusive nos bares da cidade, para recolher as rolhas e garrafas que servem como revestimento e piso.
Photo: Michael Stravato for The New York Times
Photo: Michael Stravato for The New York Times
Seja criativo, dê um uso diferente para o que iria para o lixo!
Fonte: New York Times
http://www.nytimes.com/slideshow/2009/09/02/garden/20090903-recycled-slideshow_10.html
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
ECOnfissões - viagem de avião
Adoro, mas adoro mesmo viajar. E de avião, então, nem se fala...
Este é um dos meus maiores pecado ecológicos, se pesarmos a emissão de carbono gerada pelos vôos.
Ano passado, gastei o equivalente a 6.990 kg de CO2! Isso no mercado de carbono vale aproximadamente a U$ 140,00. E é claro, mais o impacto que isso acarreta no meio ambiente.
Este ano estou um mais modesta, pero no mucho. Em seis meses cheguei a 1.680kg de CO2.
Hoje vou a Montevidéo e fiquei um pouco mais feliz ao ver que gastaria mais ainda se fosse de carro sozinha, porém bem menos de fosse com alguém na carona ou mesmo de trem (o que não existe aqui...).
Para quem quiser saber mais sobre o seu impacto, tanto de viagens de avião, quanto os consumos domésticos, encontrei um site bem interessante.
http://www.terrapass.com/carbon-footprint-calculator/
Aproveite, mas sabendo o que isso realmente causa na nossa atmosfera.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
EMPREGOS VERDES
Porém, o mais importante de tudo é que para ser realmente um emprego verde, deve ser uma relação entre atividades:
Este conceito é fundamental, pois de nada adianta usarmos um produto reciclado, cuja base foi resgatada em lixões, de maneira informal, sem condições dignas ao ser humano. De nada adianta pensarmos somente no resultado final, se lá atrás uma criança ficou no meio do lixo, sujeita a doenças e exploração. Pense nisso também.
Imagem - fonte
Fontes e pesquisa: palestra Dr. Peter Poschen (OIT) e Dr. Paulo Moçouça (OIT Brasil).
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Brasília - Lado A & Lado B
Esta semana estive em um congresso sobre empregos verdes e construções sustentáveis promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal (CDES). Isso por si só vale uns dois ou três posts, mas o que mais me impressionei em minha primeira visita à Brasília (sim, uma vergonha ter demorado tanto, mas enfim, problema resolvido...) foi com minha duplicidade de sentimentos.
Fiquei dividida entre a pura apreciação da extrema beleza plástica e visual dos monumentos arquitetônicos criados por Lucio Costa e Niemeyer, que estão lá tal qual ensinados na faculdade e da pura falta de acessibilidade com o sentido amplo desta palavra.
Os prédios são lindos, sim. Como estão com quase 50 anos de idade (aniversário no próximo ano), já estão no limite de sua vida útil, mas muitos estão sendo recuperados. É nosso patrimônio, nosso legado e deve ser cuidado e protegido, por todos os motivos culturais, patrimoniais e simbólicos que eles representam.
No entanto, é triste ver Brasília foi liberadamente planejada para o automóvel. Na época de sua concepção, a empolgação pelo progresso econômico calcado no petróleo, focou nesta simbologia de crescimento. Mas não se enxergava longo prazo, seus impactos ambientais, o custo econômico e social que teríamos que absorver após meio século de existência. Foi louvável como exemplo de inovação, mas não foi pensado à frente.
Um mar de concreto, pavimentação extensiva, nada permeável. Nada acessível ao pedestre. Parece que Brasília corou explicitamente a separação entre o os dirigentes e seu povo, fazendo um espaço público somente para ser visto ao longe, não vivido.
Tentei atravessar as ruas pelas faixas de segurança e semáforos: praticamente inexistentes. E tem muito turista querendo conhecer a sua capital, gente! E nem todos querem ver da janela do taxi...
Pessoas caminhando em frente ao Congresso Nacional - sem calçada!
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
ECOnfissões - Dois banhos ao dia
Não sempre é claro, mas num dia mais quente, ou para relaxar após uma jornada desgastante, nada como uma boa ducha ou banheira.... E o grande vilão do consumo de H2O potável é nosso querido chuveiro!
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Dúvidas Frequentes: Como ser LEED® AP?
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Aquaduct - A bicicleta que filtra água
Apesar de muitas vezes não acreditarmos, através de dados da Unicef, 1 bilhão de pessoas ao redor do planeta não tem acesso direto à água potável.
E foi pensando nestas pessoas que um grupo de três engenheiros da empresa IDEO executou esta bicicleta chamada Aquaduct, que tem dois reservatórios: um onde se coloca a água impura e o outro que guarda a água processada e adequada a beber.
Através das pedaladas, a bomba é acionada, processa o filtro e leva a água limpa para o reservatório superior. A pessoa que foi buscar a água longe faz o percurso de forma mais confortável e já leva a água pronta para o consumo da família. Espera-se que o acesso seja garantido àqueles que realmente necessitam.
sábado, 1 de agosto de 2009
Rodeado de serviços
Um aspecto que não é lembrado frequentemente como sustentável é o quanto você está próximo de seu trabalho, serviços que necessita, como mercados, farmácias, entre outros.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Dicas de Iluminação
1- Onde colocar a lâmpada? - Além do uso de lâmpadas mais econômicas, vale lembrar que o tipo de luminária também influi muito no desempenho. As luminárias que são pensadas de forma mais técnica ajudam a potencializar o efeito da luz, fazendo com que se necessite de menor potência para um mesmo resultado. Além de não ser bonito, usar uma PL compacta num embutido sem profundidade faz com que ela fique aparente e "jogue" a luz indiscriminadamente no ambiente, sem um maior direcionamento.
3- Cada cor de lâmpada, uma função - Para quem ainda acha que as fluorescentes tem luz muito dura e fria, procure as que tem menor temperatura de cor, ou seja, quanto menor a classificação em Kelvins, mais para vermelho, quanto maior, mais para azulado. Exemplo: luz amarela: 2.700K, "luz do dia" que é branca, 4.000k e a Luz branca, quase azulada, fica na faixa dos 6.000k. Procure estes dados na embalagem quando for comprar e coloque a que fique mais adequada a sua necessidade. Para uma cozinha, pode ser uma luz mais fria, mas numa sala, é bom o aconchego, então procure usar as mais amareladas.
5- Utilize alternativas - Os LED´s estão cada vez mais em conta e com maiores aplicações. Vale ser criativo e usar de alternativas na hora de pensar a iluminação.
6- Não abuse - Pense o que você realmente necessita, sem abusar das lâmpadas acesas. A velha lição de desligar as luzes quando se sai de um cômodo é super válida e deve ser incorporada como um hábito. Num escritório, procure ligar somente as luzes de onde as pessoas estiverem trabalhando.
7- Setorização dos controles - Dentro do possível, procure separar os circuitos com o mínimo possível de luminárias em cada um. Isso possibilita acender somente o necessário, sem ter que ligar tudo para usar somente um canto para leitura. As luminárias individuais de mesa, num escritório, ajudam muito a facilitar isso. Se tiver automação, melhor ainda!
8- A mais importante: Iluminação Natural - é a grande aliada da economia e bem estar. Além de proporcionar luz mais agradável, é comprovado que as pessoas sentem-se melhor e são mais produtivas com visuais externas e iluminação natural. Moramos num país tropical, com luz abundante na maior parte do ano. Estude um projeto que aproveite os recursos grátis que já temos.Aproveite!!
McKinley House
quarta-feira, 29 de julho de 2009
ECOnfissões - Viciada em secador de cabelos
terça-feira, 28 de julho de 2009
Meu Home Office
A Sala: como é uma fachada sul e nunca pega sol direto, optei por uma cor laranja que abrisse bem o ambiente. Num dia escuro, como este da foto, ela ajuda a encher a sala de luz. Por isso, não precisei se cortinas e persianas, mas num local com entrada de sol é fundamental proteger o ambiente da luz e calor excessivo.
Prateleiras modulares para livros e trabalhos - se trocar de sala elas migram junto com você.
A mesa é reaproveitada: os pés são de uma antiga mesa do meu marido e o tampo uma prateleira que recebeu acabamento nas bordas. Poltronas confortáveis e clarinhas (mas ainda sonho com a minha futura Hermann Miller). No canto, a almofada da Lola, minha cachorrinha!
Bangunça do escaninho e porta objetos: deixar tudo a mão facilita o trabalho. Local para separar notas e contas também é importante.
Meus objetos fundamentais: notebook, telefones, moleskine e a caneca de chá!
Vista da janela - Av Paulista e céu cinzento. Luminárias auxiliares são boas aliadas na redução de energia: não precisamos ter todas as luzes ligadas sempre, principalmente se o trabalho for basicamente no computador.Nas prateleiras, misture seus livros, com objetos, fotos e recordações. Ajuda a personalizar o local.
Lola trabalhando!
Para mais dicas, vejam o post anterior: http://anadreyer.blogspot.com/2009/07/home-office-solucao-green-para-os-dias.html
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Home Office - solução green para os dias de hoje
domingo, 12 de julho de 2009
Brinquedos Ecológicos!!
Quem sabe a criançada não larga o micro 5 segundos com eles? Eu largaria...
Polvo em tricô feito por artesãs do Kenia, fonte Inhabitat::
Mini cogumelos em madeira reciclada e pintura 100% natural da Wee Woodland para dar asas à imaginação, fonte Inhabitat:
Marionetes de dedo em tecido de algodão orgânico, design da Green Sprouts™ . Fonte Inhabitat:
Bonecos para brincar e depois plantar : Plant Me Pets criados por Martí Guixé, fonte Blog de Brinquedo:
Massinha de modelar ecológica da Eco Dough, via post da Blog de Brinquedo:
Casa de Bonecas de Bambu movida a energia solar, feita pela Modern Lola - post da Blog de Brinquedo:
Fontes: