Estou com sinusite há três dias. Para quem já teve ou tem algum problema respiratório e é alérgico, sabe o que é a sensação péssima de ter um peso na cabeça toda, fora o fato de não conseguir respirar direito.
O Pedro, meu marido, me estimulou ontem a sair um pouco de casa para caminharmos com a Lola, nossa cachorrinha. Estava um dia bem bonito e talvez eu me sentisse melhor com o ar da rua. Na verdade me senti pior. Fomos na Paulista, só para dar uma volta aqui por perto. Vi pelo menos umas 25 pessoas fumando. Ok, era na rua e ainda não é proibido soltar baforadas ao ar livre, mas como estou meio ruim, qualquer ar é importante e todos os ares pareciam mais poluídos ainda com a fumaça dos cigarros. As pessoas esquecem que tem gente em volta, mesmo na rua e soltam a fumaça sem problemas para todos os lados. Fora as bitucas no chão, algo incrível. Será que não se dão conta que isso também é lixo?
Todos sabem os problemas de saúde gerados pelo tabaco. Mas e o planeta? O que ele tem de peso no aquecimento global?
Olhem só:
1- Sim, aumenta a emissão de CO2: 2 maços por dia - 01 ano - 58,4Kg de CO2.
2- O plantio do tabaco requer enormes áreas, que arrasa a vegetação e florestas locais, gera aumento de erosão com as chuvas, arrasando o solo arável.
3- Sendo uma cultura intensiva, requer retirada de solo e consequentemente retira seus nutrientes e após isso, tem-se a necessidade de aplicação de fertilizantes, adubos e inseticidas.
4- Com isso, as águas de superfície e mananciais são contaminados por estes produtos químicos, que são levados até os córregos, riachos, lagos, etc.
5- Para cada hectare de tabaco seco é necessário o corte de igual área de lenha. Além disso, temos as árvores cortadas para produzir o papel em que este é embrulhado.
6- O fumo é uma das causas de incêndios florestais no mundo todo.
7- Fora o já mencionado lixo, que em acúmulo, entope bocas de lobo, ajudando no caos das cidades.
Sei bem como te sentiste. Eu tenho alergia a fumaça do cigarro e começo a tossir se alguém fuma na rua ao meu lado. Ou seja, além de matar lentamente quem fuma, ainda prejudica alguém em volta...
ResponderExcluirMelhoras
Elenara
Pois é Elenara, não é fácil mesmo. Como diz aquele velho ditado: a liberdade de uns inicia quando termina a de outros (ou algo assim! Heheh). Obrigada pela força! :-)
ResponderExcluirchiii, acho que entrei no blog errado... no mínimo fiquei culpadinha pelos cigarrinhos que fumo. Apesar de ser na minha casa, nunca com outras pessoas. Lamentavelmente, mais uma da natureza humana. O pior é que a industria gera milhões em dinheiro e milhões de empregos. De qualquer forma fica meu sorry very much, ou melhor entschuldigung...
ResponderExcluir