quinta-feira, 27 de agosto de 2009
ECOnfissões - viagem de avião
Adoro, mas adoro mesmo viajar. E de avião, então, nem se fala...
Este é um dos meus maiores pecado ecológicos, se pesarmos a emissão de carbono gerada pelos vôos.
Ano passado, gastei o equivalente a 6.990 kg de CO2! Isso no mercado de carbono vale aproximadamente a U$ 140,00. E é claro, mais o impacto que isso acarreta no meio ambiente.
Este ano estou um mais modesta, pero no mucho. Em seis meses cheguei a 1.680kg de CO2.
Hoje vou a Montevidéo e fiquei um pouco mais feliz ao ver que gastaria mais ainda se fosse de carro sozinha, porém bem menos de fosse com alguém na carona ou mesmo de trem (o que não existe aqui...).
Para quem quiser saber mais sobre o seu impacto, tanto de viagens de avião, quanto os consumos domésticos, encontrei um site bem interessante.
http://www.terrapass.com/carbon-footprint-calculator/
Aproveite, mas sabendo o que isso realmente causa na nossa atmosfera.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
EMPREGOS VERDES

Porém, o mais importante de tudo é que para ser realmente um emprego verde, deve ser uma relação entre atividades:

Este conceito é fundamental, pois de nada adianta usarmos um produto reciclado, cuja base foi resgatada em lixões, de maneira informal, sem condições dignas ao ser humano. De nada adianta pensarmos somente no resultado final, se lá atrás uma criança ficou no meio do lixo, sujeita a doenças e exploração. Pense nisso também.

Imagem - fonte
Fontes e pesquisa: palestra Dr. Peter Poschen (OIT) e Dr. Paulo Moçouça (OIT Brasil).
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Brasília - Lado A & Lado B

Esta semana estive em um congresso sobre empregos verdes e construções sustentáveis promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal (CDES). Isso por si só vale uns dois ou três posts, mas o que mais me impressionei em minha primeira visita à Brasília (sim, uma vergonha ter demorado tanto, mas enfim, problema resolvido...) foi com minha duplicidade de sentimentos.
Fiquei dividida entre a pura apreciação da extrema beleza plástica e visual dos monumentos arquitetônicos criados por Lucio Costa e Niemeyer, que estão lá tal qual ensinados na faculdade e da pura falta de acessibilidade com o sentido amplo desta palavra.
Os prédios são lindos, sim. Como estão com quase 50 anos de idade (aniversário no próximo ano), já estão no limite de sua vida útil, mas muitos estão sendo recuperados. É nosso patrimônio, nosso legado e deve ser cuidado e protegido, por todos os motivos culturais, patrimoniais e simbólicos que eles representam.
No entanto, é triste ver Brasília foi liberadamente planejada para o automóvel. Na época de sua concepção, a empolgação pelo progresso econômico calcado no petróleo, focou nesta simbologia de crescimento. Mas não se enxergava longo prazo, seus impactos ambientais, o custo econômico e social que teríamos que absorver após meio século de existência. Foi louvável como exemplo de inovação, mas não foi pensado à frente.
Um mar de concreto, pavimentação extensiva, nada permeável. Nada acessível ao pedestre. Parece que Brasília corou explicitamente a separação entre o os dirigentes e seu povo, fazendo um espaço público somente para ser visto ao longe, não vivido.
Tentei atravessar as ruas pelas faixas de segurança e semáforos: praticamente inexistentes. E tem muito turista querendo conhecer a sua capital, gente! E nem todos querem ver da janela do taxi...
Pessoas caminhando em frente ao Congresso Nacional - sem calçada!
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
ECOnfissões - Dois banhos ao dia

Não sempre é claro, mas num dia mais quente, ou para relaxar após uma jornada desgastante, nada como uma boa ducha ou banheira.... E o grande vilão do consumo de H2O potável é nosso querido chuveiro!


quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Dúvidas Frequentes: Como ser LEED® AP?

segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Aquaduct - A bicicleta que filtra água


Apesar de muitas vezes não acreditarmos, através de dados da Unicef, 1 bilhão de pessoas ao redor do planeta não tem acesso direto à água potável.
E foi pensando nestas pessoas que um grupo de três engenheiros da empresa IDEO executou esta bicicleta chamada Aquaduct, que tem dois reservatórios: um onde se coloca a água impura e o outro que guarda a água processada e adequada a beber.
Através das pedaladas, a bomba é acionada, processa o filtro e leva a água limpa para o reservatório superior. A pessoa que foi buscar a água longe faz o percurso de forma mais confortável e já leva a água pronta para o consumo da família. Espera-se que o acesso seja garantido àqueles que realmente necessitam.
sábado, 1 de agosto de 2009
Rodeado de serviços

Um aspecto que não é lembrado frequentemente como sustentável é o quanto você está próximo de seu trabalho, serviços que necessita, como mercados, farmácias, entre outros.